As Vantagens da Castração

20/09/2012 09:00

A castração é uma cirurgia que consiste em um método definitivo de esterilização em cães e gatos, de ambos os sexos, para impedir a reprodução e prevenir algumas doenças, sendo recomendada a partir do 2ª mês de vida. Nos machos esta cirurgia é chamada de orquiectomia (OH), retirada dos testículos e nas fêmeas é chamada de ovariosalpingohisterectomia (OSH), retirada do útero e ovários.

 

Vantagens da castração:

 

Fêmeas:

- Antes do primeiro cio previne em 99% o risco de tumor de mamas e piometra (infecção de útero), que são as duas maiores causas de mortes nas cadelas;

- Evita a pseudociese, conhecida como gravidez psicológica ou falsa gestação, que é um distúrbio hormonal bastante comum em fêmeas após o cio.

- Evita a gravidez indesejada;

- Por deixarem de ter cio, deixam de atrair os machos e elimina a  inconveniente perda de sangue;

- Evita comportamento indesejado: como fugir de casa, miados, latidos e uivos excessivos durante o cio e brigas;

- Elimina o risco de tumores sexualmente transmissível;

- Evitar a perpetuação de doenças geneticamente transmissíveis como epilepsia, displasia coxofemural, catarata juvenil, etc.. (em animais que tiveram o diagnóstico dessas e outras doenças transmissíveis aos descendentes);

               

Machos:

-  Elimina o risco de tumores testiculares, perianais, prostáticos e sexualmente transmissíveis entre outros;

- Diminui a demarcação de território;

- Evita comportamento indesejado: como fugir de casa para se acasalar;

- Evita briga entre machos por causa de fêmeas no cio;

- Diminui a ansiedade e o estado de excitação tais como o hábito de montar em outros animais, pessoas ou até objetos;

- Evita e trata a hiperplasia prostática benigna (HPB), que consiste no aumento do tamanho da próstata, como resultado de um estímulo hormonal constante. Acomete cerca de 80% dos cães a cima dos 6 anos;

- Em gatos diminui o odor forte e desagradável da urina;

 

"Além dos benefícios relatados para os pets e para seus respectivos donos, atualmente a castração é o melhor método para evitar a proliferação de animais de ruas."

 

Alguns mitos:

- Vamos privar o animal de ter vida sexual?

Não. Para um animal o sexo é apenas o processo físico da reprodução. Como comer e beber é a garantia da sua sobrevivência individual, o sexo é a garantia da sobrevivência da sua espécie. Para o homem o sexo é uma finalidade em si mesma, para o animal é apenas a concepção de outros indivíduos. A prova é que a fêmea só aceita o macho quando está no cio, ou seja, quando o seu corpo apresenta uma exigência hormonal. Fora deste período, rejeita o macho de forma agressiva, o que quer dizer que para ela não existe uma situação de prazer relacionada com o sexo, e sim uma situação de necessidade hormonal. Por outro lado, o macho só procura a fêmea quando recebe a informação química que ela está com o cio.

 

- O animal engorda após a castração?

Não. A castração em alguns animais pode causar aumento de apetite, mas se a ingestão de alimento for controlada e o dono não ceder às vontades do animal, o peso poderá ser mantido.

Um animal que tem uma alimentação inadequada engordará operado ou não, sendo importante também fazer exercícios físicos freqüentes.

Observa-se que animais castrados quando jovens, antes de completar 1 ano de vida, apresentam menos sinais de aumento de apetite e menor tendência a se tornarem obesos. A obesidade pós castração é causada, na maioria das vezes, pelo dono e não pela cirurgia.

 

- A castração deixa o animal bobo?

Não. O animal ficará letárgico após a castração apenas se adquirir muito peso. Gordo, ele se cansará facilmente e não terá a mesma disposição. A letargia é consequência da obesidade e não da castração em si. Os animais na fase adulta vão, gradativamente, diminuindo a atividade. Muitos associam erroneamente esse fato à castração.

 

- O animal muda de comportamento?

 Depois da castração só se modificam os comportamentos ligados aos hormônios, como a marcação do território. Muitas vezes quem muda de caráter é o próprio dono, que se torna mais protetor e amigo do seu animal, ou porque tem pena por tê-lo castrado, ou porque o animal “já não incomoda tanto”. Em qualquer caso a mudança é sempre positiva.

 

- Uma fêmea deve ter pelo menos uma ninhada?
Não. Esta idéia é falsa. A reprodução é um processo hormonal e químico. Ter uma ninhada não lhe traz mais saúde. Relembrando a castração antes do primeiro cio, previne 99% o risco de tumores de mama.

 

- Eu sempre arrumo pra quem dar os filhotes?
Nem sempre isso é verdadeiro, sendo mais comum a atitude de querer se livrar de um problema. É sempre bom lembrar que uma fêmea pode gerar dezenas de filhotes que, por sua vez, crescerão e terão outras crias, multiplicando o problema. Para que deixar novos filhotes nascerem se não há lares suficientes para os que já existem?

 

- Ele não tomará mais conta da casa?
Os animais castrados não perdem o instinto de proteger seu território. Por outro lado, perde o indesejável costume de urinar em diversos cantos. Cabe ainda lembrar que animais castrados ficarão mais caseiros, deixando de se envolver em brigas na disputa de fêmeas.

 

Pense nisso, a castração só tem vantagens além do seu pet viver uma vida muito mais saudável você estará contribuindo para acabar com um grande problema de nosso país, os animais abandonados!